Edgar Allan Poe-Mensagens e Frases


Edgar Allan Poe
Autor de contos famosos contos e poemas, o escritor é um dos grandes mestres do gênero de ficção científica. Com histórias de mistério e terror, ele inspirou outros grandes autores, como Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.
O Corvo-Edgar Allan Poe
"Que essa palavra nos aparte, ave ou inimiga!" eu gritei, levantando - "Volta para a tua tempestade e para a orla das trevas infernais! Não deixa pena alguma como lembrança dessa mentira que tua alma aqui falou! Deixa minha solidão inteira! - sai já desse busto sobre minha porta! Tira teu bico do meu coração, e tira tua sombra da minha porta!"
Alguma coisa, no amor sem egoísmo e abnegado de um animal, atinge a alma dos que já experimentaram o erro, a fragilidade, a fidelidade de afeição do simples homem.
Há algo, no amor desinteressado, e capaz de sacrifícios, de um animal, que toca diretamente o coração daqueles que tiveram ocasiões freqüentes de comprovar a amizade mesquinha e a frágil fidelidade de um simples homem.
Talvez, mais tarde, haja alguma inteligência que reduza o meu fantasma a algo comum — uma inteligência mais serena, mais lógica e muito menos excitável do que, a minha, que perceba, nas circunstâncias a que me refiro com terror, nada mais do que uma sucessão comum de causas e efeitos muito naturais. 
“Na ética o mal é uma conseqüência do bem, assim na realidade da alegria nasce a tristeza. Ou a lembrança da felicidade passada é a angustia de hoje, ou as agonias que são têm sua origem nos êxtases que poderiam ter siso.” 
 “Nenhum homem que tenha vivido conhece mais sobre a vida depois da morte que eu ou você. Toda religião simplesmente desenvolveu-se com base no medo, ganância, imaginação e poesia.” 
“Não fui, na infância, como os outros e nunca vi como os outros viam. Minhas paixões eu não podia tirar das fontes igual à deles; e era outro o canto, que acordava o coração de alegria. Tudo o que amei, amei sozinho.” 
“E nenhum poema será tão grande, tão nobre, tão verdadeiramente digno do nome de poesia quanto aquele que foi escrito tão só e apenas pelo prazer de escrever um poema.” 
“Mas assim como na ética o mal é uma conseqüência do bem, assim, com efeito, da nossa alegria tem nascido a dor.
A beleza de qualquer classe em sua manifestação suprema excita inevitavelmente a alma sensitiva até fazer-lhe derramar lágrimas.” 
“A enorme multiplicação de livros, de todos os ramos do conhecimento, é um dos maiores males de nossa época.” 
Tudo o que vemos ou parecemos / não passa de um sonho dentro de um sonho.
Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.
É de se apostar que toda idéia pública, toda convenção aceita seja uma tolice, pois se tornou conveniente à maioria.
A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve.
Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aos que sonham apenas à noite.
Nenhum homem que tenha vivido conhece mais sobre a vida depois da morte que eu ou você. Toda religião simplesmente desenvolveu-se com base no medo, ganância, imaginação e poesia.
“Aqueles que sonham acordados têm consciência de mil coisas que escapam aos que apenas sonham adormecidos.” 
“As quatro condições elementares para a felicidade são: vida ao ar livre, amor de mulher, ausência de qualquer ambição e a criação de um novo e belo ideal.” 
Aqueles que sonham acordados têm consciência de mil coisas que escapam aos que apenas sonham adormecidos.
Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite.
Defino a poesia das palavras como Criação rítmica da Beleza. O seu único juiz é o Gosto.
Quando um louco parece completamente lúcido é o momento de colocar-lhe a camisa de força.
Para sermos felizes até certo ponto é preciso que tenhamos sofrido até o mesmo ponto.
“Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.” 
“A ciência ainda não nos provou se a loucura é ou não o mais sublime da inteligência.” 
“Porque a tartaruga tem os pés lentos, é esta uma razão para cortar as asas da águia?” 
“Talvez seja a própria simplicidade do assunto o que nos conduz ao erro.” 
“A felicidade não está na ciência, mas sim na aquisição da ciência.”
“Convencido eu mesmo, não procuro convencer os demais.” 
“A poesia é a criação rítmica da beleza em palavras.” 
“Só eu, só eu amei o amor de meus enganos.” 
Os olhos são as janelas para a alma

.

.