Olavo Bilac-Trechos de Poesias



Olavo Bilac

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias.
A pátria não é a raça, não é o meio,
não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos:
é o idioma criado ou herdado pelo povo.
Há quem me julgue perdido,porque ando a ouvir estrelas.
Só quem ama tem ouvido para ouvi-las e entende-las...
O amor que a teu lado levas, a que lugar te conduz,
que entras coberto de trevas e sais coberto de luz?
"Quero um beijo sem fim, que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo
Ferve-me o sangue:  Acalma-o com teu beijo."

“Quantas vezes, em sonho, as asas da saudade 
volto para onde estás, e fico de ti perto! 
Como, depois do sonho, é triste a realidade! 
Como tudo, sem ti, fica depois deserto!
“O Amor é uma árvore ampla e rica, 
de frutos de ouro, e de embriaguez; 
infelizmente frutifica apenas uma vez.”

“Por que me prendes? Solta-me covarde! 
Deus me deu por gaiola a imensidade: 
Não me roubes a minha liberdade...
Última flor do Lácio, inculta e bela, 
És, a um tempo, esplendor e sepultura: 
Ouro nativo, que na ganga impura 
A bruta mina entre os cascalhos vela .


“A ocasião faz o roubo, o ladrão já nasce pronto.” 
“Já repararam como se queixam de falta de tempo as pessoas que nada fazem?” 
Homem! És o universo porque pensas e, pequenino e fraco, és Deus, porque amas.
obrigada pela visita




.

.