Ensinamentos - Filosóficos - Mensagens e Frases

 A coisa que considero mais digna de respeito é tomar a atitude de me tornar o melhor possível.

Nada se engendra por acaso, mas a partir da razão e devido a uma necessidade. A coisa que considero mais digna de respeito possivel.

Filosofar sobre a verdade, é ao mesmo tempo, difícil e fácil: ninguém consegue alcançá-la completamente, mas também não é possível afastar-se totalmente dela.

O importante é saber usar a inteligência para tirar conclusões que estejam de acordo com os fatos.

Hoje eu me livrei de todos os empecilhos: na verdade eles não estavam lá fora, mas dentro de mim mesmo; nas minhas opiniões.

O tempo leva tudo consigo, e tem o poder de transformar o bem em mal e o mal em bem.

Depois de ter estudado no livro do mundo durante anos, procurando adquirir experiência, resolvi estudar também  a mim.

Fui educado desde a infância de modo a conhecer todas as regras da boa sociedade. Poderia até ensiná-las e gosto de obedecer a elas, mas não até o ponto em que perturbem minha vida.

Muitas regras sociais ou de etiqueta são incômodas , e não deixamos de ser bem-educados se as deixamos de lado. Toda filosofia esconde em si uma filosofia; toda opinião é um esconderijo Toda palavra é uma máscara.


 A virtude não almeja estátuas nem coroas de louro perecíveis para o sábio, a maior recompensa da virtude é a consciência plena das boas ações que realiza.


Quem quer se sentir bem não deve fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e nada mais do que sua força e sua natureza permitam.

O mal se manifesta em inúmeras espécies diferentes, mas todas levam ao mesmo resultado: a insatisfação consigo mesmo.

As ninharias dos adultos se chamam "negócios" as das crianças; embora sejam do mesmo tipo são desprezadas pelos adultos.

O intelecto humano, quando está convicto de uma idéia (seja porque ela já é muito aceita ou porque lhe agrada), usa de tudo para que qualquer coisa sirva de apoio, ou de prova, à sua convicção.

A terra é propriedade comum de todos os seres humanos mas cada um tem uma propriedade em sua própria pessoa. Ninguém mais tem direito sobre ela, a não ser ele mesmo.

A felicidade não é  produzida pela riqueza nem pela abundância ou pelo poder. Ela se obtém pela ausência de dor pela moderação das afeições e pela disposição de respeitar os limites colocados pela


Quando por acaso surge a benevolência entre filósofos sisudos, com certeza não é sincera nem duradoura. Todos eles possuem humor instável e são argutos demais:  têm olhos de lince para descobrir os defeitos do amigo e de toupeira para enxergar os seus.

Que dizer do avarento que acumula riquezas sem usá-la?  Enterrar o ouro significa roubar tanto aos outros como a si próprio.

Sócrates chamava de insensatos os que consultam os oráculos para saber coisas que os deuses nos capacitaram a aprender por nossa própria conta.

Aquele que comete uma injustiça é mais infeliz do que quem a sofrer.


Toda filosofia esconde em si uma filosofia; toda opinião é um esconderijo Toda palavra é uma máscara.

Se uma coisa não convém não a faças se não é verdade, não a diga. Mas o importante é que a decisão quanto a isso seja sua.

A virtude não almeja estátuas nem coroas de louro perecíveis para o sábio, a maior recompensa da virtude é a consciência plena das boas ações que realiza.

Na escrita e na leitura; só pode ser mestre quem já foi aluno. Mais ainda na vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.