Autoconhecimento-Mensagens e Frases parte 1



Todos nós passamos a vida tentando entender 
“quem somos”, “para onde vamos” e “de onde viemos”…  
Seja na adolescência, vida adulta ou velhice, estamos sempre 
buscando encontrar um denominador comum para a nossa existência neste planeta.
Para dar uma ajudinha nos seus dilemas existenciais, confira algumas perguntas que vão te ajudar a atingir o autoconhecimento!
O que é mais importante para você na vida neste momento?
Faça uma reflexão sobre aquilo que te motiva a acordar todos os dias e encarar as barras pesadas da vida com ânimo.
Quais seus objetivos a curto e médio prazo?
Todos temos metas na vida, sejam elas mais ou menos ambiciosas, mas todos temos! Reflita claramente sobre quais os seus objetivos a médio e curto prazo.
O que você mais gosto de fazer para me divertir?
Qual atividade te desperta prazer, alegria e relaxamento ao mesmo tempo? Liste as coisas que mais gosta de fazer e tente pôr em prática pelo menos uma dessas atividades ao longo do dia.
O que te deixa mais envergonhado(a)?
Esclareça quais são os seus pudores e, consequentemente, conseguirá compreender melhor a sua posição moral na sociedade em que vive.
O que mais te preocupa na vida neste momento?
Seus piores pesadelos e receios atuais…
Se você tivesse um desejo para realizar, qual seria?
Consiste na sua vontade mais profunda e fantasiosa…
O que você faz que lhe deixa satisfeito consigo mesmo?
Ao contrário do item número 3, este está relacionado com algo que você costuma fazer de modo excepcional e que sempre te dá satisfação quando conclui, mesmo não sendo essencialmente divertido ou relacionado ao entretenimento.
Qual seu maior fracasso?
Chegou a hora de tocar em feridas… Reflita e esclareça consigo mesmo quais os momentos de sua vida que mais te decepcionaram por erros ou má escolhas que partiram exclusivamente de você.
 O que você mais gosta sobre o meu trabalho? E o que você mais odeio?
Faça um balanceamento sobre a sua satisfação profissional. As suas habilidades e vocações vão de encontro ao trabalho que desempenha atualmente?
 Qual a sua memória mais feliz?
Momento nostálgico. Revire o baú de lembranças e resgate as memórias mais felizes que você tiver. Elas estão relacionadas a um lugar ou alguém específico?
Qual seu livro favorito? Seu filme, comida, banda, animal, cor…?
Pode parecer muito superficial, mas para ajudar a fazer com que você compreenda melhor os seus gostos, crie uma lista com todas as suas coisas favoritas, como o seu filme, comida, música e etc.
Qual o seu feito que tenho mais orgulho?
Algo que você já fez e que se sente muito orgulhoso(a) de ter realizado. Qual a sua “marca” neste mundo?
Quando está se sentindo triste você gosta de fazer o quê?
Todos nós seguimos um “ritual” quando estamos em momentos mais depressivos… Seja escutar uma playlist melancólica, dormir, assistir filmes com final nada feliz… Enfim, existem diversas atitudes que “personificam” o nosso estado de espírito. Quais as suas?
Você é agradecido pelo quê?
Mais uma pergunta que poderá ser respondida em 2 segundos ou 2 semanas de reflexão… Pense nos acontecimentos mais afortunados da sua vida, onde a única coisa que você pôde fazer foi agradecer.
 Quais os seus pontos fortes e seus pontos fracos?
Por fim, liste todas as suas qualidades e defeitos. Faça isso aos poucos e da forma mais sincera possível.
Eu não sou psicóloga, mas os especialistas aconselham que você tente responder pelo menos uma dessas perguntas por dia, refletindo com calma e sinceridade sobre as respostas.
Experimente repetir o questionário ao longo dos anos e veja como a sua visão de mundo vai se alterando com o passar do tempo... Assim, com este exercício, além de ajudar a combater a sensação de ansiedade, você acaba realmente por ter uma pequena ideia de que tipo de pessoa você é!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.