Erasmo de Roterdã-Mensagens e Frases




“Acredito que os problemas psicológicos de alguns dos meus personagens
 são resultado direto do transtorno bipolar de que sofro, que me 
dá um melhor entendimento dessas questões.”
Um mal não é um mal para quem não o sente; que te importa
 se todos te vaiam se tu mesmo te aplaudes?
Mas, na minha opinião, o homem é tanto mais feliz quanto mais 
numerosas são as suas modalidades de loucura.
Em vão a mulher veste a máscara, continua sempre mulher, ou seja, louca. 
É este dom da loucura que lhes permite ser, em muitos 
aspectos, mais felizes que os homens.
Porque haveria de me pintar como sombra e imagem numa definição 
quando estou diante dos vossos olhos e me vedes em pessoa?
O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro 
e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.
Segundo a definição dos estóicos, a sabedoria consiste em ter a razão 
por guia; a loucura, pelo contrário, consiste em obedecer às 
paixões; mas para que a vida dos homens não seja triste e 
aborrecida Júpiter deu-lhe mais paixão que razão.
Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, 
perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa.
Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples 
razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao 
passo apenas o homem se obstina em ultrapassar os limites da sua.
A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender 
ser sensato num mundo de doidos.
É muito mais honesto estar nu do que usar roupas transparentes.
Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir 
de nada é coisa dos estúpidos.
Não merece o doce quem não experimentou o amargo.
Aquele que conhece a arte de viver consigo 
próprio ignora o aborrecimento.
Definir-me seria dar-me limites, e minha 
força não conhece nenhum.
Os maiores males infiltram-se na vida dos
homens sob a ilusória aparência do bem.
Pode querer bem aos outros quem não quer bem a si mesmo?
Quanto maior é a sua sabedoria mais os 
homens se afastam da felicidade.
Os males que não são percebidos são os mais perigosos.
O melhor modo de venerar os santos é imitá-los.
Toda tolice, por mais grosseira que seja, 
sempre encontra sequazes.
Antes de tudo, dizei-me: haverá no mundo coisa mais 
doce e mais preciosa do que a vida?
Eu, ao contrário, sempre gostei muito de 
dizer tudo o que me vem à boca.
 Bastará olhar-me de frente para logo me conhecer a fundo, 
sem que eu me sirva das palavras que são 
a imagem sincera do pensamento...
Quem poderá pintar-me com mais fidelidade do que eu mesmo?
 Haverá, talvez, quem reconheça melhor em mim
 o que eu mesmo não reconheço?
Contentar-me-ei de ter elogiado a loucura sem estar inteiramente louco.
Boa parte da arte de conversar consiste em saber mentir com graça.
Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável.
Aquele que conhece a arte de viver consigo
próprio ignora o aborrecimento.
O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro
 e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.
Os grandes escritores nunca foram feitos para suportar a 
lei dos gramáticos, mas sim para impor a sua.
Para cada minuto que você se aborrece você 
perde sessenta segundos de felicidade.
Só os loucos têm o privilégio de dizer a verdade que não ofende.
Você ri às vezes da vida humana e que gosta deste tipo de 
brincadeiras, quando elas não são completamente 
desprovidas de sal e de graça.
Tudo se transforma em seguida na terra, um colorido mais brilhante
 embeleza todos os objetos, e a natureza rejuvenescida oferece 
a nossos olhos um espetáculo mais agradável e mais risonho.
Definir-me seria dar-me limites, e minha força não conhece nenhum.
O espírito do homem é feito de maneira que lhe agrada
 muito mais a mentira do que a verdade....
Bastará olhar-me de frente, para logo me conhecer a fundo, 
sem que eu me sirva das palavras que são
 a imagem sincera do pensamento.
Quanto a mim, deixo que os outros julguem esta minha tagarelice; 
mas, se o meu amor-próprio não deixar que eu o perceba, 
contentar-me-ei de ter elogiado a Loucura 
sem estar inteiramente louco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.