Aluisio de Azevedo-Mensagens e Frases


Aluisio de Azevedo

Desde cedo dedicou-s ao desenho através de caricaturas e a pintura. Em 1876 viajou
 ao Rio de Janeiro, a fim de estudar Belas Artes, obtendo desde então sustentocom seus desenhos para jornais. É que seu gênio retraído e seco dava-se maravilhosamente com
 esses amigos submissos e generosos - os livros; esses faladores discretos, que podemos interromper à vontade e com os quais nos é permitido conversar dias inteiros, sem termos
 aliás obrigação de dar uma palavra. Era filho do português David Gonçalves de Azevedo
 e deEmilia Amália Pinto Magalhaes. Seu pai era miuvo e a mãe era separada do marido, 
algo que figurava grande escândalo da época. Foi irmão do dramaturgo Artur Azevedo
E o canto daquela guitarra estrangeira era um lamento choroso e dolorido, eram vozes magoadas, mais tristes do que uma oração em alto-mar, quando a tempestade agita as negras asas homicidas, e as gaivotas doidejam assanhadas, cortando a treva com os seus gemidos pressagos, tontas como se estivessem fechadas dentro de uma abóboda de chumbo.
O professor sempre se impacienta, quando tem de explicar qualquer coisa mais de uma vez; o livro não, o livro exige apenas a boa vontade de quem estuda.
Quão ridícula e miserável é a luz mortiça de uma vela em presença da luz vivificante do sol dir-se-ia o espírito de um homem comparado ao espírito de Deus.
Bebamos!nem um canto de saudade! Morrem na embriaguez da vida as dores! Que importam sonhos, ilusões desfeitas? Fenecem como as flores!
O amor supera a distância e não se curva ao tempo. No entanto, a ausência da pessoa amada pode transformar em pedaços sonhos de amor que jamais serão reconstruídos.
Há momentos em que a única solução é partir. Partir não por covardia, mas partir porque é melhor recomeçar do nada, que não ter sequer o nada para recomeçar.
Para fazer um homem mau é bastante obrigá-lo a respirar com os maus.
Confio nos meus dentes, e esses mesmo me mordem a língua!
A obra d'arte do amor é a prole; o instrumento é o desejo.
A fruta, para ser aproveitável, deve ser colhida de vez!

.

.