As Bodas no Casamento de 1 a 25 anos



Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".
01º - Bodas de Papel
O papel, por exemplo, simboliza o primeiro ano do matrimônio por ter o significado da "fragilidade", típico do começo de qualquer relacionamento.

02º - Bodas de Algodão
Bodas de Algodão, assim como as Bodas de Papel, simbolizam a fragilidade dos primeiros anos de matrimônio, ao mesmo tempo que representam a oportunidade e esperança de crescimento e fortificação da relação.

03º - Bodas de Couro ou Trigo
 Aos três anos de casados, o casal comemora a bodas de trigo, que também é chamada de bodas de couro. O trigo representa a fartura, a prosperidade, a alegria, e a união, e simboliza o processo de se preparar a terra para ver o trigo brotar e alimentar a sua relação por muitos anos. Enquanto isso, o couro simboliza a proteção e faz referência ao contato diário da pele que o casal vivência.

04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
A cera é produzida pelas abelhas, e as frutas e flores vêm da Natureza. Simbolizam o progresso natural do relacionamento, vitalidade, beleza, bênçãos e saúde.

05º - Bodas de Madeira ou Ferro
Elemento forte e duradouro. Significa que o casal está se fortalecendo, criando tronco e raízes dentro do casamento.
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
Simbolizam o doce sabor da vida de casados, o companheirismo, cumplicidade, o perfume do amor.

07º - Bodas de Latão ou Lã
Lã é adaptável e pode-se fazer muito com ela. Latão é resistente a manchas. Ambos são resistentes e capazes de durar e passar por todas as crises que vierem

08º - Bodas de Barro ou Papoula
Barro é moldável e pode ser tranformado em esculturas lindíssimas, bem como para o feitio de recipientes para conservar água gelada, óleo. Simboliza a adaptação, maleabilidade e a conservação das coisas que valem a pena no casaemento.

09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
Tanto a cerâmica quanto o vime são materiais delicados, mas resistentes e duráveis. Simbolizam a resistência da união que, embora delicada, pode ser durável e bonita se protegida dos interpéries do tempo.

10º - Bodas de Estanho ou Zinco
O metal Zinco é empregado em ligas de alumínio e cobre. Isso significa que para o Alumínio e o Cobre permanecerem unidos, eles precisam do Zinco. No casamento, significa que existe entre o casal o comprometimento para crescerem e avançarem juntos.

11º - Bodas de Aço
Se quisermos definir a palavra, o Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono(com tantos pontos comuns e diferentes como tu e eu) que se distingue pela sua ductilidade. Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão. Tal como o ouro, o cobre e o alumínio, o Aço também é muito dúctil.
O oposto de dúctil é um material frágil, com pouca capacidade de se dobrar/deformar, quebrando-se com muita facilidade.

12º - Bodas de Seda ou Ônix
No décimo segundo ano de casamento é representado pela pedra ÔNIX , que representa suavidade, sutileza, riqueza e cuidado na relação são a simbologia dessa bela pedra que significa lealdade e fidelidade. Sugestões de Presentes:  uma belíssima toalha em seda que vai atravessar os anos com vocês, passadeira em seda,corte de seda para um vestido, ônix são as pedras místicas completamente negras, é um amuleto terapêutico poderoso.

13º - Bodas de Linho ou Renda
 Ao chegar ao décimo terceiro ano de casamento essa data é representada pela RENDA ou LINHO. Uma das tradições na comemoração das bodas é presentear com o material correspondente, Neste caso, o linho e a renda.
14º - Bodas de Marfim
No decimo quarto ano de casamento o MARFIM é seu representante. A lógica dos materiais associados às bodas é que quanto mais tempo o casal permanece junto, mais nobre é o elemento.
15º - Bodas de Cristal
Significa uma união transparente e linda como o cristal, despertando a admiração de todos.

16º - Bodas de Safira ou Turmalina
No décimo sexto ano de casamento a beleza das pedras TURMALINAS é seu representante. As turmalinas (podem ser rosa, azul, verde, melancia ou preta) acabam com medos e condições negativas da vida.
17º - Bodas de Rosa
No aniversário de 17 anos de casamento, é hora de caprichar no buquê de rosas, a flor que é o símbolo universal do amor.

18º - Bodas de Turquesa
No décimo oitavo aniversário de casamento a pedra TURQUESA simboliza essa data.  A pedra protege contra poluição de ambientes. É considerada sagrada para os budistas tibetanos.
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
 No décimo novo aniversário de casamento é representada pela pedra ÁGUA-MARINHA ou CRETONE. Uma das pedras mais belas, a água-marinha traz paz e alegria aos relacionamentos e suaviza os problemas emocionais.
20º - Bodas de Porcelana
A porcelana é uma variedade de cerâmica dura e resistente de cor branca, podendo-se modelar lindas peças e depois queimá-las em alta temperatura. No casamento, significa que o casal passou por essa fase de modelagem, queimando os problemas e tornando-se resistente e com alto padrão de qualidade.
21º - Bodas de Zircão
Zircão é da família da zircônia, é um mineral notável de coloração natural, varia desde incolor passando pelo amarelo dourado, vermelho, marrom ou verde . Espécimes que exibem qualidades de gema são um substituto popular do diamante.
22º - Bodas de Louça
No vigésimo segundo ano de comemoração matrimonial é representada pela LOUÇA. O material é interpretado como um vasilhame onde se pode acomodar líquidos ou sólidos. Significa que o casal suportou e suporta muitas coisas junto.
23º - Bodas de Palha
No vigésimo terceiro ano matrimonial é celebrado com o simbolo da PALHA.  A palha tem diversos usos, desde o artesanato até como combustível. Indica que marido e mulher podem construir muitas coisas pela frente.
24º - Bodas de Opala
O vigésimo quarto ano de casamento é simbolizado pela pedra OPALA. A pedra é usada para reviver lembranças e faz com que a beleza interior aflore. Não chega a ter uma cor definida
25º - Bodas de Prata
A Prata é um metal maleável e brilhante, assim como o casamento nessa fase, onde o casal já aprendeu a ser maleável em certas situações, contornando-as e resolvendo-as da melhor maneira e com muito amor. Tornando-se um casal brilhante.


.

.