Sócrates-Mensagens e Frases


Sócrates

Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
Alguns têm coragem nos prazeres; outros, nas dores; alguns, no desejo; outros, nos medos; e alguns são covardes sob as mesmas condições.
Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente.
Não tomes como amigo, um homem de quem não saibas primeiro como conservou a amizade com outros; porque deves esperar que procederá contigo, tal como procedeu com os demais.
" O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a diligência, a justiça,a educação. São estas as virtude que devem formar o seu caráter."
Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.
Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo.
O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.
Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.
A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma.
Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.
Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos.
Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.
Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus.
Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar.
Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo.
A um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte.
A sabedoria começa na reflexão.
Sócrates

.

.